top of page

Coroas Totais

Atualizado: 21 de dez. de 2018

As coroas totais são um tipo de prótese dentária realizadas quando há uma perda acentuada de estrutura dental que impossibilite a reconstrução com resina fotopolimerizável ou outros materiais. Nestes casos embora haja dano extenso a coroa do dente (parte de cima), a raiz mantem-se íntegra.


Podem ser confeccionadas em vários materiais. A escolha do tipo de material mais indicado para cada paciente será feita pelo dentista após criteriosa avaliação das necessidades estéticas e funcionais de cada paciente. Atualmente o material que melhor atende a estas necessidades é a porcelana que pode ser utilizada com uma estrutura interna de metal ou pura.


As coroas podem ser unitárias, quando apenas um dente é afetado, ou múltiplas quando mais dentes são comprometidos.





Como é feito?

Inicialmente é realizado um preparo da estrutura dental remanescente, em alguns casos pode ser indicado tratamento endodôntico e a confecção de um núcleo intracanal antes da confecção das coroas.


Após o preparo será realizado um dente provisório em resina acrílica que será utilizado até que a coroa definitiva fique pronta. O provisório serve também para auxiliar o diagnóstico e condicionar o tecido gengival em volta da coroa.


O próximo passo é a modelagem do preparo que resultará em um modelo de gesso que será encaminhado ao laboratório de próteses para confecção da peça.


Depois da confecção da coroa, procede a instalação da mesma, reabilitando o paciente em sua forma e função. Trata-se de um procedimento seguro com excelentes resultados e alto grau de satisfação dos pacientes.




2.656 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page