top of page

DTM e Dores Faciais

Atualizado: 21 de dez. de 2018

Sentir dor de cabeça, coluna ou próximo ao pescoço nem sempre significa apenas uma enxaqueca ou problemas musculares.


Na odontologia existe uma especialidade que trata exclusivamente as disfunções têmporo-mandibulares, esse tipo de problema afeta grande parte da população. As disfunções têmporo-mandibulares se referem a um conjunto de condições médicas e odontológicas que afetam a articulação e/ou músculos da mastigação e da face, provocando fortes dores de cabeça e ouvido, estalidos na região articular da face e desconforto mandibular.

Essa especialidade está relacionada a hábitos comuns como, apertamento dos dentes e bruxismo (ranger os dentes), morder objetos, roer unhas, mastigar chicletes, entre outros e ainda apresenta fatores relacionados ao estresse, depressão e ansiedade.

Na maioria dos casos, por sentir dores de cabeça e/ou ouvido, as pessoas submetem-se a avaliação médica e exames variados, sem, no entanto, chegar a um diagnóstico preciso.


Cerca de 30% da população mundial sofre com algum tipo de disfunção da articulação temporomandibular (ATM), segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A mais comum delas é o  bruxismo, que no  Brasil já atinge uma média de 20 a cada 100 pessoas.


O bruxismo consiste no hábito inconsciente de ranger os dentes durante o dia e, principalmente, à noite. A disfunção acontece quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.



As causas podem ser desde ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão, até o alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão) e  outros problemas do sono, como a apneia, por exemplo. A nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco de bruxismo.

Os danos mais comuns à saúde bucal gerados pela disfunção são: desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina; quebra dos dentes e próteses; sensibilidade dentinária; dor e mobilidade dos dentes; dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados; dor de cabeça, entre outros.


Tratamento


Placa Miorrelaxante

A placa miorrelaxante para ATM é parte essencial no tratamento da disfunção nas articulações temporomandibulares. Além da remissão das dores localizadas na cabeça, pescoço e áreas próximas às estruturas articulares responsáveis pela abertura e fechamento da boca, também é indicada para prevenir a evolução da disfunção para situações limitantes.

Uso contínuo da placa traz melhora no sono, bem estar, melhora a aparência e previne problemas futuros.



O Botox

Conhecida, principalmente, por seu desempenho na área estética a toxina botulínica também é um importante aliado terapêutico na odontologia. É utilizada para relaxar a musculatura da face propiciando melhoras nas dores orofaciais e bruxismo.

O método mais conhecido e até então mais utilizado para tratar o bruxismo é a utilização de placas estabilizadoras de acetato/acrílico, para proteger os dentes e demais componentes do sistema mastigatório. O botox vem ganhando força como terapia alternativa e inovadora para o tratamento de disfunção de ATM. O uso da toxina botulínica (botox) em determinados pontos do músculo masseter, que possui um papel muito importante na mastigação, faz com que os problemas relacionados ao bruxismo sejam amenizadas depois de cerca de cinco dias. A possibilidade e o tempo de uma nova aplicação, dependerá da severidade dos sintomas de cada paciente.

A toxina botulínica ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão, mas tem conquistado espaço para diminuir dores provenientes do apertamento dentário, aliviando as dores de cabeça e relaxando os músculos da face. Além do uso para o tratamento dos sintomas do bruxismo, ela é usada para deixar o sorriso mais bonito, sobretudo quando a gengiva aparece mais do que deveria (sorriso gengival).


Na Eliodonto temos especialistas no tratamento deste tipo de problema que irão detectar as causa e solucionar seu problema o mais rápido possível.

Esperamos por você, agende seu horário no 37 3213-3996.

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page